sábado, 3 de outubro de 2015

Você é criativo?


Não, eu não me considero uma pessoa criativa. Mas também não acredito que somente artistas, inventores, escritores, designers possam ser criativas. Para mim, qualquer um pode aprender essa habilidade, da mesma forma como se aprende matemática, português, história, e outras matérias.

Mas aprender como? Estudar onde? Procurei no google sobre curso de criativiade,  escolas criativas,  livros e descobri o curso on-line do Murilo Gun, Reaprendizagem Criativa. É isso, vou fazer o curso e ver se eu posso aprender a ser criativo. E fiz.

No curso, descobri que todos nós nascemos criativos quando crianças e fomos desensinados pelos pais,  professores e  trabalho.  Aprenda o que eu faço e não questione! Seja bonzinho, não vá por aí, faça do jeito que eu faço, sempre fiz assim que funciona! Esses mantras vigoram na sociedade, temos em geral, um ambiente hostil à criatividade.

Ah, então é uma questão de reaprender a ser criativo! Não é apenas um dom, apesar de que algumas pessoas nascem mais inteligentes e criativas que outras, mas isso é apenas potencial. Potencial não significa ser e sim grande possibilidade de ser. No livro Confiança Criativa, dos irmãos Tom e David Kelley, há uma definição de Atitude de Crescimento, que diz:

Um pré-requisito para atingir a confiança criativa é acreditar que suas aptidões e competências de inovação não são rígidas e imutáveis. Se você acha que não é uma pessoa criativa e pensa "Esse tipo de coisa não é para mim", precisa se desapegar dessa crença antes de seguir em frente. Você precisa acreditar que o aprendizado e o crescimento são possíveis. Em outras palavras, precisa começar com o que Carol Dweck, professora de psicologia da Stnford, chama de uma "atitude de crescimento".  Segundo Dweck, pessoas que possuem uma atitude de crescimento "acreditam que o verdadeiro potencial de uma pessoa é desconhecido (e desconhecível); que é impossível prever o que pode ser realizado com anos de paixão, empenho e treinamento".

Acredito que qualquer um possa ser criativo desde que acredite nisso e trabalhe duro para isso (hardwork como diria Murilo Gun).

 Há sim metologias e ambientes que estimulam sua criatividade. Estou lendo os livros abaixo, que acho fantásticos, indicados no curso do Reaprendizagem Criativa, do Murilo Gun:
  1. Startup Enxuta, de Eric Ries
  2. Confiança Criativa, de Tom Kelley e David Kelley
  3. Design Thinking, de Tim Brown
  4. Criatividade no Trabalho e na Vida, de Roberto Menna Barreto

E por que eu quero ser criativo? Para resolver problemas, desde problemas pessoais como problemas do mundo (e há muitos problemas a serem resolvidos); Fazer algo de forma diferente para melhorar o mundo; Ajudar outras pessoas por meio da criatividade.

E comecei a escrever esse blog (nunca imaginei que iria escrever um) para:
  1. fixar o que eu estou aprendendo sobre criatividade, relatar das minhas descobertas e frustrações, o que deu certo e o que deu errado na minha jornada em busca da criatividade.
  2. ter conhecimento da experiência de outras pessoas.
  3. debater soluções criativas de problemas de nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário